Sorvete no inverno faz mal à saúde? Essa crença é um mito

Publicado em 10 de julho de 2018

Sorvete no inverno faz mal à saúde? Essa crença é um mito

Ao contrário do que diz o senso comum, o consumo de sorvete no inverno não é prejudicial à saúde. Foto: Divulgação.

Dizem que uma mentira contada mil vezes se torna uma verdade. A crença de que o consumo de sorvete durante o inverno pode ser prejudicial para a saúde é uma delas. Passado de geração para geração, esse é um mito em que muita gente ainda acredita. De acordo com o site Terra, nesta época do ano, o consumo per capita do produto no Brasil é de 4,7 litros por ano, o que é pouco se comparado a países europeus como a Suíça onde se consome 14,4 litros por ano da iguaria. É isso mesmo que você está pensando: em um país onde o inverno é bem mais rigoroso, parece que as pessoas não estão muito preocupadas em ficar doente. Entenda por quê.

O mito é quase que uma verdade absoluta na cultura brasileira, mas não existem pesquisas que comprovem a ligação entre o consumo de sorvetes e picolés e o surgimento de gripes e resfriados. O que causa a grande incidência de pessoas doentes neste período são fatores como vírus, baixa umidade do ar, poluição, entre outros.

Ao contrário do que diz o senso comum, o sorvete não ajuda a potencializar complicações na garganta, e, na verdade, sua ação pode ser exatamente oposta. A iguaria pode até auxiliar no alívio de dor na região. Isso acontece pelo fato de o sorvete ser gelado, evitando hemorragia no local. Esta característica o torna mais indicado do que a ingestão de alimentos quentes, como chás e sopas.

O sorvete também pode ser considerado nutritivo, já que tipos específicos podem chegam a concentrar 70% de leite em sua composição. E os que são derivados de frutas, naturalmente carregam suas vitaminas.

Para quem  está sempre de olho na balança, o mercado conta cada vez mais com opções saudáveis. Entre elas, o tradicional gelato italiano, que diferente do sorvete industrializado é isento de aromatizantes, conservantes e corantes. Além disso, contém em média cerca de 60% de gordura a menos que o produto em sua versão produzida pela grande indústria. Essa característica ainda ajuda a sentir melhor o sabor da iguaria.  A pouca quantidade de açúcar também é um de seus principais destaques.

Desapegue de vez desse mito e aproveite as melhores opções de sorvete presentes no Downtown, sem medo de ficar doente.

Vitali Gelato
Bl. 17 – Q13 A  | Tel.: 98066-2445

Sorvete Itália
Bl. 17  | 127 Tel.: 3576-5524