Saiba como deixar ambientes pequenos mais espaçosos

Publicado em 25 de julho de 2018

Saiba como deixar ambientes pequenos mais espaçosos

Com alguns truques, é possível conseguir deixar ambientes pequenos mais espaçosos. Foto: Divulgação.

Viver em ambientes onde o espaço é reduzido para muitas pessoas pode parecer uma experiência desconfortável. Mas em alguns casos,  morar em um apartamento pequeno, por exemplo, pode não ser um problema, necessariamente, principalmente para quem vive sozinho.  Porém,  tornar  seu cantinho mais espaçoso nunca é demais, e  isso não é uma tarefa impossível. Para te ajudar a conseguir essa façanha, nós separamos algumas dicas. Confira.

Aposte em cores mais claras  e monocromáticas

Cores escuras tornam espaços pequenos ainda menores, por isso, o ideal é apostar em cores mais claras pois, assim, cria-se a sensação de que o ambiente é bem dividido.  Além disso,  também é muito importante pintar paredes, teto, aros e rodapés em um tom monocromático. Ou seja, na mesma cor, porém, em tons diferentes. O resultado que este truque traz é a dimensão que é gerada na divisão.

Dê espaço para a mobília

Colocar móveis muito próximos à parede não é uma boa ideia se você deseja tornar um ambiente pequeno mais espaçoso.  Para isso, o ideal é dar espaço ao redor das peças de mobília. Um sofá por exemplo, quando colocado no centro da sala traz a sensação de flutuar no espaço da divisão que está em sua volta.

Opte por móveis versáteis

Em espaços pequenos, alguns itens de mobília dobráveis  ou que possibilitem mudança de tamanho, são uma ótima alternativa. Uma mesa que pode se tornar menor  quando for conveniente ajuda a proporcionar mais espaço para um ambiente pequeno.  O sofá-cama é outro móvel versátil bastante utilizado por quem vive em apartamentos pequenos, por exemplo. Além de ajudar a economizar espaço, é também um item bastante útil.

Mantenha o equilíbrio

Não é porque seu apartamento ou seu quarto é pequeno que necessariamente todos os itens presentes no ambiente precisam ser pequenos . Mesmo que o objetivo  seja tornar um espaço que é pequeno  um pouco mais amplo, isso não impede que possa ter um móvel dominante, como um sofá, por exemplo.  O ideal é que haja um equilíbrio.

Decore o ambiente com espelhos

Essa dica é clássica. O uso de espelhos na decoração, além de deixar o ambiente mais bonito, também ajuda a gerar a sensação de um espaço maior. Mas para que se consiga o efeito desejado, o item deve ser posicionado em frente à parede que se pretende colocar em destaque. É possível conseguir a ilusão de se dobrar o tamanho do espaço com o uso de espelhos.

Mantenha a organização

Talvez seja uma tarefa difícil, caso você viva sozinho e tenha uma rotina muito corrida, mas manter o ambiente organizado deixa o ambiente livre e naturalmente cria-se a sensação de maior espaço.

Visite o Downtown e escolha a loja do segmento que mais se adequa ao que você tem procurado para decorar seu pequeno ambiente. Não se esqueça de colocar nossas dicas em prática.

 

Moldufast

Bl. 06 – 112 Tel.: 2492-5733

White Hot
Bl. 21 – 136 Tel.: 3982-8598

Móveis do Bem
Bl. 08 – 118 Tel.: 3433-7373

My Home
Bl. 20 – 101 Tel.: 3648-3194

Predilecta Downtown
Bl. 06 – 114 Tel.: 3264-8773

Elaine Ramos Arquitetos

e Associados
Bl. 20 – 312 Tel.: 3453-7932

Eliane Mourão Arquitetura
Bl. 20 – 105 Tel.: 3982-1985

Inacio L. Obadia Arquitetura
e Planejamento
Bl. 21 – 330 Tel.: 2495-0033