Os 10 benefícios do consumo de cerveja artesanal

Publicado em 17 de agosto de 2018

Os 10 benefícios do consumo de cerveja artesanal

Quando consumida de forma moderada, a cerveja artesanal pode trazer benefícios para a saúde. Foto: Divulgação.

Queridinhas de um público mais exigente, as cervejas artesanais têm como marca registrada o sabor diferenciado, que é resultado de um processo de fabricação com ingredientes naturais. O lúpulo, por exemplo, é o componente responsável pelo aroma e o amargor característico da bebida de uma forma geral, mas o que muita gente não sabe é que a maioria das grandes cervejarias utilizam a essência artificial para baratear o custo de produção.

Além de serem mais saborosas, as cervejas artesanais podem trazer impactos positivos para a saúde, como o afastamento de algumas doenças, quando consumidas de forma moderada. E para que você entenda como isso acontece, nós listamos 10 benefícios que a bebida traz para o corpo. Confira:

Fibras e Vitaminas

Ao ingerir água, malte, lúpulo e leveduras, o organismo absorve fibras solúveis, polifenol, magnésio, selênio potássio, fósforo, biotina, crômio e vitaminas do complexo B, como a vitamina B6, vitamina B12 e ácido fólico.

Faz bem pro coração

Consumir cerveja pode trazer reflexos positivos para o coração, reduzindo o risco de doenças como o ataque cardíaco, em 25% a 40%. Isso acontece por conta da vitamina B6, princípios antioxidantes como polifenóis e uma fibra solúvel capaz de aumentar nível de HDL, ou colesterol “bom” que reduz a possibilidade de espessamento e endurecimento das artérias.

Ajuda a relaxar

Que uma cerveja bem gelada ajuda relaxar, todo mundo já sabe,  mas de maneira mais específica, a vitamina B9 também está presente na concentração da cerveja e traz como benefícios a redução do estresse, controle da ansiedade, e ainda, melhora na memorização, entre outros.

É anti-inflamatória

O lúpulo (o de verdade)  possui  propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que inibem a multiplicação de vírus. Além disso, o sistema imunológico tende a ficar mais resistente, por conta do aumento das células de defesa que consequentemente levam ao aumento da produção de anticorpos.

Ajuda a regular o intestino

Apesar de a quantidade de fibras solúveis presentes nas cervejas não ser muito grande, de um modo geral, o consumo de fibras é sempre bem vindo, pois ajuda  a regular o funcionamento do intestino.

Reduz o risco de diabetes

De acordo com um estudo feito em Havard em 2011, o consumo moderado diário de cerveja reduz em cerca de 25% a possibilidade do surgimento de diabetes tipo 2. Isso ocorre devido ao aumento da sensibilidade à insulina gerado pelo álcool. Cervejas artesanais são mais indicadas pois possuem níveis mais baixos de carboidrato.

Faz bem para os rins

Um estudo feito na Finlândia mostrou que a cerveja pode reduzir em 40% o risco do desenvolvimento de cálculos renais, pois a grande quantidade de água presente na bebida traz reflexos positivos para o bom funcionamento dos rins eliminando toxinas.

Ajuda no combate à insônia

Descobriu-se na Espanha que o lúpulo presente na cerveja estimula a atividade do neurotransmissor GABA que é responsável por gerar um efeito sedativo, que por sua vez diminui a ação do sistema nervoso. Um benefício que favorece principalmente quem enfrenta problemas para dormir.

Fortalece os ossos

Se por um lado o consumo moderado de cerveja ajuda a aumentar a densidade mineral óssea devido ao benefício do silício, por outro, o excesso enfraquece os ossos deixando o corpo vulnerável às fraturas. Para quem deseja se beneficiar neste aspecto, é recomendado o consumo dos tipos ales e lagers, que possuem alta concentração de silício.

Reduz o risco de Alzheimer

Lembra do silício? Ele também contribui para a diminuição do risco de Alzheimer em 23%, o componente protege o cérebro de efeitos negativos causados pelo alumínio presente no corpo humano.

Sexta-feira, é um ótimo dia para curtir aquele happy hour depois do expediente, ainda mais se for no agradável clima do Downtown que conta com uma gama de restaurantes, bares e pubs que oferecem variados rótulos de cervejas artesanais da melhor procedência. Visite o estabelecimento que mais te agrada e lembre-se de consumir o produto com moderação.

Down Jones Market Beer –Cervejaria Backer

Bl. 13 – 117 Tel.: 2137-7512

 

Carioca Bar e Botequim
Bl. 04 – 102 Tel.: 2494-5018

Na Pressão
Bl. 22 – 116/117 Tel.: 3253-5223

Outback

Bl. 07 – 114 Tel.: 3597-1114

The Burger Experience

Bl. 21 – 133 Tel.: 4108-7808

Vamo
Bl. 05 – 101 Tel.: 3433-7056