Festival “AgroSerra – da Roça ao Prato” retorna ao Downtown em sua segunda edição neste fim de semana

Publicado em 24 de novembro de 2017

Festival “AgroSerra – da Roça ao Prato” retorna ao Downtown em sua segunda edição neste fim de semana

Primeira edição do Agroserra no Downtown reúne público diverso

Depois de três edições de sucesso na Praça de Secretário, em Petrópolis, o festival “AgroSerra – da Roça ao Prato” cresceu e passou por diversas cidades, incluindo o Rio de Janeiro, no Downtown. E para repetir o sucesso, o evento volta às terras cariocas no shopping, iniciando os trabalhos nesta sexta-feira, até às 22h. A segunda edição da feira vai até domingo (26), das 12h às 22h. O objetivo é promover a visibilidade dos pequenos produtores e empreendedoras da Serra Fluminense e resgatar a valorização da cultura local. Para isso, além das iguarias diversas atrações musicais se apresentam no palco, ao longo do fim de semana.

Os participantes poderão aproveitar e conhercer diversos produtores e expositores que levarão verduras e legumes orgânicos, cervejas e cachaças artesanais, queijos, doces, compotas, conservas e artesanato. São nomes confirmados para esta edição:  Adega P.S Vino; Alemão da Serra; Amarilis – Natural Food; Armazém Sustentável ; Arte & Gastronomia; Barão Gastronomia; Bergamota; Biroots; Cerveja Secreta; Cervejaria Brewpoint; Cervejaria Vila de Secretário; Crepe Paris; Defumados Arcos; Doces Artesanais da Lu; Dom Rodrigo; Dona Nika; Específico Veste; Espírito de porco; Everest; Fina Estampa; Fungi Petro; Gaiatri; Handmade doces; Lagoa Orgânicos; Nossa Queijaria; Quitanda cheirosa; Queijaria Geneve; Rafael; Shitakeria; Reserva do Nosco; Schröder Bier; Sítio do Moinho; Sítio Humaytá; Sitio Lumi; Sitio Solidão; Tulipas Acessórios; UMA Cachaça; Vovô Gordinho; e Vinhos Luanne.

“AgroSerra – Da Roça ao Prato” surgiu em 2015  e, com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Petrópolis, reúne expositores das áreas rural, gastronômica e de artesanato, com iniciativas que vão desde o cultivo de verduras e legumes orgânicos à produção de mozzarella de búfala e cerveja artesanal, além de projetos de incentivo à Cultura e à Educação.

Desde o primeiro ano de evento, o AgroSerra tem oferecido atividades para todos os gostos. Entre elas, ações voltadas para as crianças, como as oficinas de fotografia e hip-hop, para os mais velhos, como a oficina de bordado, além dos deliciosos workshops de panificação e cerveja artesanal. Isso sem falar nos grandes nomes que passaram pela praça de Secretário: a chef de cozinha natural Bela Gil e a masterchef Izabel Alvares. O intuito é preservar a essência e os valores que sempre existiram na região de Secretário e Sebollas, mas que poderiam ser perdidos em meio ao crescimento das Vilas nos últimos anos. Além disso, mantém viva a identidade local e fortalece o conhecimento pessoal e cultural dos que lá vivem, e agora, de quem for na versão feita no Downtown.