Downtown Beer Festival: em busca da cerveja perfeita

Publicado em 3 de abril de 2017

Downtown Beer Festival: em busca da cerveja perfeita

O mundo das cervejas artesanais é cheio de curiosidades e detalhes. Por exemplo, você sabe qual copo é o mais adequado para cada tipo de bebida? E você entende as siglas que vêm escritas nos rótulos das cervejas? Conhecer o significado dela pode te ajudar a escolher a sua cerveja preferida antes mesmo de beber. O Blog do Downtown vai te dar algumas dicas para que você aproveite cada gole da sua bebida.

Considerar que existe um copo específico para cada bebida pode parecer bobagem, mas ele garante que você possa provar as características de cada estilo, o aroma ou a espuma. Os tradicionais de chopp, por exemplo, são ideais para degustação de cervejas Lager, por destacarem a efervescência e transparência da cerveja. As Pilsen combinam melhor com o copo tulipa, por conta do aroma e da espuma. O Pint, também conhecido como Becker, serve perfeitamente as cervejas Bitter e Stouts. As American Ales e as English são perfeitas para os copos Caldereta ou Shaker. Existem também outros copos como o Snifter, que é perfeito para cervejas fortes; o cálice, para as que são bastante aromáticas; e o Weizen, para as cervejas tipo Weiss.

Siglas nos rótulos – As siglas escritas nos rótulos das bebidas podem significar muitas coisas. OG, por exemplo, é gravidade original, uma medida das substâncias fermentáveis e não fermentáveis da bebida. FG é a gravidade final, medida das substâncias não fermentáveis, tomadas após a fermentação. SRM é uma escala que se utiliza muito nos Estados Unidos para a cor da cerveja. Varia de 2-3 (amarelo-palha) até +40 (preto opaco).

IBU são medidas que definem quão amarga é uma cerveja: entre 10 e 15 IBUs, pouco amargas; nas de 35 IBUs, você percebe um leve realce do lúpulo; as acima dos 40 IBUs são fortes, bem lupuladas e amargas; se passarem de 60 IBUs, porém, são muito amargas e super lupuladas. ABV é o álcool por volume, ou seja, o teor alcoólico das cervejas artesanais. As de baixo teor alcoólico são classificadas entre 0,5% e 2%; as de médio teor entre 2% e 4,5%; e as acima de 4,5% são consideradas de alto teor alcoólico.

Você poderá provar essas cervejas no Downtown Beer Festival, que acontece nesta quinta-feira, 6, na praça central do empreendimento. O evento, que já é tradição no Downtown, tem data e hora marcada: até sábado, começa às 12h e vai até às 22h; no domingo, termina um pouco mais cedo, às 20h. Além da cerveja, boa música não pode faltar e bandas se apresentam sempre às 20h, exceto no domingo (19h): na quinta, Bella Godiva começa a festa; na sexta, é a vez George Israel; Plano R é quem anima o sábado; e Jack ‘n’ Coke encerra os shows no domingo.