Conheça medidas simples para evitar a rinite alérgica

Publicado em 12 de julho de 2018

Conheça medidas simples para evitar a rinite alérgica

Crises de rinite alérgica podem ser evitadas com medidas simples no dia a dia. Foto: Divulgação.

O inverno frequentemente é associado à elegância, pois as roupas de frio quando bem utilizadas, de fato trazem um ar de charme e sofisticação. Mas se tem uma coisa que não é nem um pouco elegante é andar por aí com o nariz escorrendo e espirrar incontáveis vezes. Pois é, crise de rinite alérgica é uma situação nada glamurosa. Esta condição é uma resposta do sistema imunológico a fatores como poeira, ácaros, fungos cheiros fortes, pelos de animais e o ar seco que é bastante frequente no inverno. O contato com estes agentes uma inflamação na mucosa do nariz que inflama e incha.

A rinite pode inclusive ser confundida com um resfriado por apresentar alguns sintomas parecidos, como a coriza, espirros, congestionamento nazal, entre outras similaridades, porém, neste caso não há a presença de febre. No dia a dia algumas medidas podem ser tomadas para evitar que estes sintomas se manifestem de forma mais agressiva, por isso nós separamos algumas muito simples que você pode utilizar. Afinal, é melhor previnir do que remediar (literalmente), confira.

Mentenha sua casa sempre limpa e arejada

Manter a casa sempre limpa e ventilada, livra o ambiente dos ácaros, pois é justamente na poeira onde este agente microscópico fica retido, ele é inclusive um dos principais fatores que causam a rinite alérgica. Ter esse cuidado, pode ajudar a reduzir a incidência de crises durante todo o ano. Porém, se for possível, evite utilizar vassoura quando for limpar o cômodo, pois ela ajuda a espalhar o pó e consequentemente os ácaros, o ideal é fazer uso de aspirados de pós, de preferência os que possuem filtro Hepa. Este acessório, inclusive, retém menores partículas de sujeira e assim evita espalhá-las pela casa.

Cubra camas e Sofás

Pêlos de animais também é um dos grandes vilões quando o assunto é rinite alérgica. Por isso, o ideal é evitar o máximo possível que seus pets subam em móveis como sofás e camas, mas a gente sabe que nem sempre isso é possível. O problema pode ser amenizado cobrindo o local com lençóis ou colchas, que posteriormente podem ser removidas e lavadas e evitam o contato direto do pêlo dos animais com o móvel.

Invista em climatizadores de ar

Na época mais fria do ano, a umidade do ar tende a ser mais baixa do que nas estações de temperaturas mais elevadas, e como já sabemos, o tempo seco potencializa ataques de rinite alérgica, como uma resposta do sistema imunológico. O uso deste aparelho ajuda a melhorar a qualidade do ar no ambiente tornando-o mais úmido.

Água quente para lavar as roupas

Peças de roupas e itens como cortinas, tapetes e edredons podem acumular microorganismos como fungos e ácaros e lavá-los com água quente pode ser um método bastante eficaz de se livrar destes fatores causadores da rinite. Casacos e blusas de lã por exemplo, devem ser lavados antes do uso, principalmente se estiverem guardados durante muito tempo no armário.

Nossas dicas apesar de renderem resultados, não são o suficiente para tratar a rinite alérgica e no Downtown você encontra as melhores clínicas e consultórios especializados em alergologia.

Carla Goulart

Bl. 03 – 120 |  Tel.: 3171-3171

Claudia Duarte de Moraes
Bl. 03 – 120 | Tel.: 3171-3171

Elisabete Blanc
Bl. 04 – 320 | Tel.: 3171-3171

Henrique Mem Eisenberg
Bl. 16 – 107 | Tel.: 2494-5896

Hevania Mara Vaz Ricardo
Bl. 03 – 120 | Tel.: 3171-3171

Iana Rodrigues
Bl. 03 – 308 | Tel.: 3242-5005

Jorge Soares de Oliveira
Bl. 03 – 120 | Tel.: 3171-3171

Ricardo Balesdent Barreira
Bl. 03 – 120 | Tel.: 3171-3171

Rodrigo Cardeal Menezes
Bl. 23 – 202 |  Tel.: 3325-0245

Ruben Menezes Neto
Bl. 20 – 313 | Tel.: 2492-5578