Como escolher o óculos de sol ideal para seu tipo de rosto

Publicado em 23 de agosto de 2018

Como escolher o óculos de sol ideal para seu tipo de rosto

Saber o tipo de formato do seu rosto faz toda a diferença na hora de escolher o modelo de óculos de sol ideal. Foto: Divulgação.

Independente da estação do ano, não é difícil ver pelas ruas pessoas utilizando óculos de sol, principalmente, se levarmos em consideração que dias ensolarados são bem mais recorrentes no Rio de Janeiro, mesmo no inverno. Além de proteger seus olhos, o acessório ainda proporciona um visual bacana, e é justamente o fator estético que será o foco do post de hoje. No momento de escolher um novo modelo entre tantas opções, saber qual deles é o ideal para o seu tipo de rosto faz toda a diferença e, com isso, gera menos indecisão. Veja!

Como descobrir qual é o formato do seu rosto

 

Método 1

Prenda o cabelo e tire uma foto somente do rosto. Depois de tirar a foto, na tela do seu dispositivo trace uma linha vertical, que irá medir o comprimento do rosto e em seguida, trace uma linha na horizontal, que irá medir a largura. Estas linhas ajudam você a identificar o formato do seu rosto, com mais facilidade, pois elas ajudam a analisar não só os comprimentos, mas também as características de cada um dos lados faciais.

 

Método 2

Com o cabelo preso, fique em frente a um espelho fixo, com as costas retas e o queixo paralelo ao chão. De preferência, em um ambiente que esteja bem iluminado. Em seguida, usando um batom, um lápis de maquiagem, ou caneta pilot, desenhe todo o contorno de seu rosto no espelho, sem incluir as orelhas e mantenha-se o mais imóvel possível.

 

Arredondado

Esse tipo de formato de rosto possui poucos ângulos definidos, fazendo com que a testa e o queixo se tornem arredondados. Neste caso, para manter um equilíbrio, o mais indicado é evitar justamente os óculos redondos e largos, apostando nas armações angulares. Se você possui este tipo de rosto, o modelo aviador é uma ótima alternativa, pois ajuda a afinar os traços.

 

Leia também: A importância de utilizar óculos de sol mesmo no inverno 

óculos modelo aviador
Quadrado

Um rosto de formato quadrado possui testa e queixo largos. Além disso, o contorno da bochecha até o maxilar é quase reto. Para quem possui a face com este tipo de formato, os modelos mais adequados são aqueles que possuem a mesma largura que seu rosto, com formas retangulares.  O modelo conhecido como “gatinho” é o mais indicado.

Gato óculos

 

Triangular

Neste caso, a parte do maxilar é mais larga do que a testa, enquanto o queixo é mais fino e pontudo gerando a impressão de que a parte de baixo está mais em evidência do que a parte de cima. Para este tipo de formato, os óculos de armações redondas, estreitas e ovais são perfeitas.

 

redondapo

 

Oval

Este formato lembra um ovo de ponta a cabeça e possui a largura do rosto um pouco maior do que a extensão. Por isso, as bochechas são ligeiramente mais largas que a testa e o maxilar. Esta característica torna este tipo de face o mais versátil de todos na hora de escolher os óculos, pois quase todos os modelos caem bem em quem tem o rosto com estas características.

 

E aí, já conseguiu identificar qual é o tipo do formato do seu rosto? No Downtown você encontra as melhores óticas e lojas que oferecem uma grande variedade de modelos e as mais conceituadas marcas do mercado. Visite o shopping e escolha seu novo óculos de sol.

 

Chilli Beans

Bl. 17 – Q8 Tel.: 2486-4729

Laboratório Óptico da Barra
Bl. 03 – 115 Tel.: 3139-4171

Ótica Downtown
Bl. 23 – 215 Tel.: 3495-3103

Megalux Ótica
Bl. 22 – 120 Tel.: 3449-1060

New Ótica
Bl. 21 – 118 Tel.: 3139-4191

Ótica de Olho
Bl. 03 – 103 Tel.: 3153-7573

Ótica Pisom
Bl. 03 – 212 Tel.: 2494-5230

Óticas Carol
Bl. 23 – 109 Tel.: 3153-7602