Cinco dicas de como iluminar os ambientes da sua casa

Publicado em 11 de setembro de 2018

Cinco dicas de como iluminar os ambientes da sua casa

As luzes amarelas contribuem para deixar o ambiente mais aconchegante. Foto: Divulgação.

A decoração de um ambiente é composta por diversos itens que juntos formam a identidade do local, entre eles a iluminação, que faz toda a diferença. Ela ajuda a ressaltar detalhes e dependendo da intenção, torna o espaço mais aconchegante. Quando bem executado, o projeto de iluminação pode até ajudar a reduzir os gastos e consumos de energia, e hoje o mercado oferece uma grande variedade de lâmpadas, entre elas as de tecnologia LED que já são utilizadas em diferentes tipos de luminárias como arandelas, lustre, abajures, pendentes e fitas. No post de hoje, nós separamos 5 dicas para te ajudar deixar sua mais iluminada e mais bonita. Confira.

Cozinha

Para cozinhas,  o ideal é a iluminação difusa, pois esse tipo ilumina o ambiente por completo. As lâmpadas brancas são as mais indicadas, já que este é um local que necessita ser iluminado de forma clara e intensa.

Áreas externas

Para iluminar grandes jardins, é importante definir o que irá ser destacado. Em áreas grandes, é interessante sinalizar os caminhos e as partes baixas das árvores. Para isso podem ser utilizados refletores com sensor, spot de chão para jardim, ou postes. Mas se o Jardim da sua casa é pequeno, você deve apostar em uma iluminação mais segura com luminárias tartaruga, que cumprem o objetivo de maneira discreta. Além disso, o espeto de jardim também pode ser utilizado para posicionar a luz para onde você desejar.

Banheiro

No banheiro, o ideal é que as lâmpadas sejam colocadas na lateral do espelho, ou atrás e não no topo como muitas pessoas costumam utilizar. Outra informação importante é que elas devem estar na altura do rosto, isso faz com que a iluminação fique uniforme e evita que sombras sejam projetadas, gerando um efeito suave e agradável que não atrapalha na hora de se maquiar, barbear, e etc.

Salas

Os focos de luz são utilizados quando o objetivo é destacar objetos e outros detalhes que compõem a decoração do ambiente como vasos, mesas de canto, objetos sobre aparadores, esculturas, entre outros. Os pontos de iluminação devem ser setorizados para destacar móveis e regiões de forma separada. Em salas de jantar, por exemplo, o foco da luz deve ser direcionado para a mesa. A altura deve estar adequada, e a distância ideal é de 70 cm a 1 metro acima do móvel. Luminárias pendentes valorizam a louça escolhida e o cardápio servido, além de trazer uma sensação agradável para o momento.

Quarto

O seu quarto sempre vai ser o local mais aconchegante da casa, e é claro que a iluminação contribui (e muito) para que você tenha esta sensação.  Por ser um local de relaxamento e tranquilidade, os dimmers podem ser utilizados para variar a intensidade da luz. O ideal é que o ambiente possua uma iluminação geral que pode ser com o uso de plafons, e indireta, que pode ser feita por luminárias de parede.

 

Agora que você já sabe a maneira correta de iluminar cada tipo de ambiente, que tal investir em novas lâmpadas e luminárias e dar aquela valorizada na decoração da sua casa? Visite o Downtown e conheça as lojas do segmento.

 

Nabila Omran

Bl. 21 – 156 | Tel.: 3982-1990

Schimith Belas Artes Antiguidade e Decoração
Bl. 04 – 121 | Tel.: 3596-4880

Sótão de Madame
Bl. 09 – 314 | Tel.: 3153-7934