Cinco dicas de como iluminar os ambientes da sua casa
Publicado em 11 de setembro de 2018

As luzes amarelas contribuem para deixar o ambiente mais aconchegante. Foto: Divulgação.
A decoração de um ambiente é composta por diversos itens que juntos formam a identidade do local, entre eles a iluminação, que faz toda a diferença. Ela ajuda a ressaltar detalhes e dependendo da intenção, torna o espaço mais aconchegante. Quando bem executado, o projeto de iluminação pode até ajudar a reduzir os gastos e consumos de energia, e hoje o mercado oferece uma grande variedade de lâmpadas, entre elas as de tecnologia LED que já são utilizadas em diferentes tipos de luminárias como arandelas, lustre, abajures, pendentes e fitas. No post de hoje, nós separamos 5 dicas para te ajudar deixar sua mais iluminada e mais bonita. Confira.
Cozinha
Para cozinhas, o ideal é a iluminação difusa, pois esse tipo ilumina o ambiente por completo. As lâmpadas brancas são as mais indicadas, já que este é um local que necessita ser iluminado de forma clara e intensa.

Áreas externas
Para iluminar grandes jardins, é importante definir o que irá ser destacado. Em áreas grandes, é interessante sinalizar os caminhos e as partes baixas das árvores. Para isso podem ser utilizados refletores com sensor, spot de chão para jardim, ou postes. Mas se o Jardim da sua casa é pequeno, você deve apostar em uma iluminação mais segura com luminárias tartaruga, que cumprem o objetivo de maneira discreta. Além disso, o espeto de jardim também pode ser utilizado para posicionar a luz para onde você desejar.
Banheiro
No banheiro, o ideal é que as lâmpadas sejam colocadas na lateral do espelho, ou atrás e não no topo como muitas pessoas costumam utilizar. Outra informação importante é que elas devem estar na altura do rosto, isso faz com que a iluminação fique uniforme e evita que sombras sejam projetadas, gerando um efeito suave e agradável que não atrapalha na hora de se maquiar, barbear, e etc.
Salas
Os focos de luz são utilizados quando o objetivo é destacar objetos e outros detalhes que compõem a decoração do ambiente como vasos, mesas de canto, objetos sobre aparadores, esculturas, entre outros. Os pontos de iluminação devem ser setorizados para destacar móveis e regiões de forma separada. Em salas de jantar, por exemplo, o foco da luz deve ser direcionado para a mesa. A altura deve estar adequada, e a distância ideal é de 70 cm a 1 metro acima do móvel. Luminárias pendentes valorizam a louça escolhida e o cardápio servido, além de trazer uma sensação agradável para o momento.
Quarto
O seu quarto sempre vai ser o local mais aconchegante da casa, e é claro que a iluminação contribui (e muito) para que você tenha esta sensação. Por ser um local de relaxamento e tranquilidade, os dimmers podem ser utilizados para variar a intensidade da luz. O ideal é que o ambiente possua uma iluminação geral que pode ser com o uso de plafons, e indireta, que pode ser feita por luminárias de parede.
Agora que você já sabe a maneira correta de iluminar cada tipo de ambiente, que tal investir em novas lâmpadas e luminárias e dar aquela valorizada na decoração da sua casa? Visite o Downtown e conheça as lojas do segmento.
Nabila Omran
Bl. 21 – 156 | Tel.: 3982-1990
Schimith Belas Artes Antiguidade e Decoração
Bl. 04 – 121 | Tel.: 3596-4880
Sótão de Madame
Bl. 09 – 314 | Tel.: 3153-7934