Cervejaria artesanal em homenagem ao comediante Mussum está no Downtown: experimente!

Publicado em 26 de dezembro de 2017

Cervejaria artesanal em homenagem ao comediante Mussum está no Downtown: experimente!

Brassaria Ampolis está no Downtown

Criada em 2013, em homenagem ao ídolo brasileiro Antônio Carlos Bernardes Gomes, mais conhecido como Mussum, a Ampolis (Bl. 17 -14)  é uma cervejaria divertida, e com a alma do Rio de Janeiro. Sandro Gomes, filho do comediante, criou o negócio ao lado dos sócios e amigos de infância Diogo Mello e Leonardo Costa. Recentemente, o empresário Daniel Nigri se juntou à sociedade.

“Não é um projeto meramente comercial, para o resto do mundo é o Mussum, mas para mim é meu pai. Toda a família está envolvida na concepção. O objetivo é divertir, porém fazendo produtos de qualidade, afinal é o rosto do meu pai estampado. Precisamos estar à altura sempre”, comenta Sandro. O nome da cervejaria, assim como dos rótulos, tem a influência do modo peculiar de falar de Mussum, que popularizou terminações “is” e “évis”.

O rótulo de estreia da Ampolis foi a Biritis, uma Vienna Lager, de cor alaranjada e aroma a lúpulo moderado, com teor alcoólico de 4,8%. Uma cerveja lançada com o objetivo de deixar claro o perfil inovador do projeto: elevar o nível das cervejas que se bebem no Brasil através do carinho de todos pelo mito Mussum.

O segundo “biricutico” foi a Cacildis, uma Premium Lager dourada e refrescante, no formato longneck, com teor alcoólico de 5%. Uma cerveja mais democrática e com suave amargor. Foram nove meses para chegar à receita desejada. O sabor é versátil o suficiente para acompanhar queijos leves, salmão, salada de folhas, culinária japonesa, frutos do mar, churrasco ou embutidos.

Em novembro de 2015, a cervejaria lançou seu terceiro rótulo. A DiTriguis é uma Witbier, cerveja de trigo estilo belga, elegante, com 4.8% de álcool e que leva raspas de laranja e pimenta-da-Jamaica na receita. Ideal para se refrescar no verão carioca, mas perfeita também para o ano todo, é ótima para acompanhar peixes, saladas, ovos com bacon, comida japonesa ou até mesmo uma bela feijoada. Em junho de 2016, o rótulo foi premiado na South Beer Cup, concurso de cervejas da América Latina que reuniu mais de 940 cervejas, como “Melhor Witbier da América do Sul”.

A Forévis, uma Session IPA com 4.7% de teor alcoólico, é o quarto rótulo da marca. A “Session IPA” é uma variação da IPA (India Pale Ale) com mais “drinkability” (mais fácil de beber). Ela mantém a característica lupulada das IPAs e é indicada para ser consumida em maiores quantidades (“sessionables”). Uma cerveja com grande personalidade e amargor acentuado (40 IBU – International Biterness Unit).

A novidade foi apresentada durante a quarta edição do Mondial de la Biére, o maior festival internacional de cervejas que aconteceu em outubro de 2016 no Píer Mauá, RJ. Além da Forévis, a Ampolis lançou as versões em latas de 350ml de todos os rótulos.

“Foi ótimo. Um feedback que temos recebido frequentemente é que cada rótulo que lançamos é melhor que o anterior, então trabalhamos pra não fugir a essa regra com a Forévis.” – comemora Sandro Gomes

Hoje, com apenas quatro rótulos e quatro anos de operação, a Ampolis já é a cervejaria artesanal carioca de maior volume no Brasil. Com mais de 2 milhões de garrafas vendidas, a marca está presente em 24 estados do país e em mais de dois mil pontos de venda.

 

Brassaria Ampolis

Bl. 17 – Q14

Tel.: 9 8187-4282